Qual é a tendência de desenvolvimento futuro do PCB?
- 2021-07-06-
De onde vêm as placas de circuito impresso hoje?
Para o mercado de fabricação e montagem de PCBs, este conjunto de números é muito convincente: cerca de 50% de todos os PCBs fabricados e montados vêm da China continental, 12,6% de Taiwan da China, 11,6% da Coréia e notamos que 90% de a produção total de PCB e PCBA vem da região Ásia-Pacífico, com o resto do mundo respondendo por apenas 10%. No entanto, tanto a América do Norte quanto a Europa estão crescendo, principalmente porque os custos de produção nessas áreas estão começando a cair.
Que tipo de novo PCB será lançado?
A Formaspace, um fornecedor líder de equipamentos industriais avançados que fabrica, monta e testa PCBs, passou os últimos anos ouvindo seus clientes e oferecendo sua visão para o futuro dos PCBs. De acordo com a Formaspace, as cinco tendências a seguir definirão o futuro dos PCBs.
Tendência 1: substratos de PCB com proteção ESD integrada para evitar problemas de ESD durante a montagem e o teste.
Tendência 2: protegendo PCBs de hackers, por exemplo, incorporando chaves de criptografia ao substrato do PCB.
Tendência 3: PCBs que podem suportar tensões mais altas, principalmente porque os veículos elétricos puros trazem consigo um padrão de tensão mais alto (48 V em vez de 12 V).
Tendência # 4: PCBs com substratos não convencionais para dobrar, enrolar ou dobrar facilmente (apesar da aparente falta de progresso nessas tecnologias, eles se tornaram cada vez mais importantes desde o advento das telas curvas).
Tendência 5: PCB verde e mais sustentável, não só em termos de uso de material (remoção de chumbo), mas também para ajudar a reduzir o consumo de energia dos dispositivos neles.
Como é o mercado de componentes passivos?
De acordo com a empresa de pesquisa Market Research Future, o mercado de dispositivos passivos deve crescer a uma taxa de crescimento média composta (CAGR) de cerca de 6% de 2018 a 2022, conforme mostrado na Figura 1. Os componentes passivos incluem não apenas resistores, indutores, diodos , etc., mas também o próprio PCB. Na verdade, esse número está muito em linha com a taxa de crescimento relatada pelo consultor de pesquisa de mercado Technavio.
Como é o mercado de componentes ativos?
O mercado de dispositivos ativos, como dispositivos semicondutores e dispositivos optoeletrônicos, crescerá a uma taxa mais rápida de 10% e 6%, respectivamente, de 2018 a 2022 em comparação com os dispositivos passivos (ver Figura 2). Tudo isso está relacionado à miniaturização do dispositivo. Hoje, há uma grande demanda apenas por sensores e atuadores minúsculos, e os produtos eletrônicos inteligentes adotam a tecnologia MEMS em grande número. Os principais impulsionadores do mercado de dispositivos ativos são smartphones, automóveis, máquinas industriais e a Internet das Coisas.
Quais novos métodos de produção de PCBs devem ser usados?
A Formaspace também oferece insights sobre novos métodos de produção de PCBs, e as futuras linhas de empresas de PCBs podem ser muito diferentes da maneira como produzimos PCBs hoje.
Tendência nº 1: Não há dúvida de que na era dos smartphones e do uso intenso de wearables, os PCBs se tornarão menores e mais compactos.
Tendência 2: como os microcontroladores se tornarão mais inteligentes (por exemplo, eles podem reconhecer quando um objeto na estrada é um tijolo ou uma pequena caixa de papelão), os PCBs devem se adaptar a esse novo tipo de aprendizado de máquina e facilitar novos métodos de teste de conformidade.
Tendência 3: As pessoas podem ser treinadas para montar e testar novos PCBs usando tecnologias de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).
Tendência 4: A sigla "PCB" significa "placa de circuito impresso" e hoje a palavra "impressão" ganha um novo significado. A impressão 3D de PCBs é promissora, por exemplo, para substratos impressos de uso único, sensores e circuitos de processador.
Tendência 5: a montagem manual continuará no futuro. Mesmo para pequenos lotes, há uma tendência crescente para a montagem da máquina, o que pode economizar tempo, enquanto a miniaturização torna a montagem manual quase impossível.